Ao lado dos aviões, os elevadores são os meios de transporte mais seguros do mundo. Nesse momento vem uma pergunta em nossa cabeça. Por que acontece acidentes com elevadores?
Os acidentes podem ocorrer por vários motivos. Para não alongar muito o texto, vamos focar em um fato especifico que abrange grande parte dos incidentes com elevadores. Acontece que para a manutenção dos elevadores, a empresa de conservação deve seguir vários procedimentos de testes e verificações. Seguindo todas as etapas corretamente, conseguimos prevenir quaisquer problemas futuros.
E sempre ao iniciar um contrato novo de manutenção, ou a cada ano de execução dos serviços, a empresa deve fazer uma verificação mais aprofundada dos equipamentos e emitir um relatório (RIA) e uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), ambas assinadas por um engenheiro, atestando que o elevador está em condições de uso. Essa liberação do engenheiro se tornou um grande problema.
Na legislação atual não obriga a empresa de manutenção possuir um engenheiro fixo, nesse caso um engenheiro assina para várias empresas, e nunca verificam o equipamento que ele está liberando para uso. Aconselhamos o condomínio sempre exigir a presença do engenheiro na liberação do elevador para utilização, e que esse engenheiro faça parte da empresa como funcionário fixo.